segunda-feira, 20 de abril de 2015

Confirmado o cancelamento de Eye Candy


Uma triste noticia acabou marcando o último final de semana. O excelente seriado Eye Candy, que tinha tudo para dar certo, foi cancelado pela pouca audiência. A triste notícia foi dada nas redes sociais pela própria Victoria Justice. A própria atriz, embora um pouco triste, não demonstrou revolta nem mágoa com o fim, preferindo agradecer colegas e técnicos pela experiência positiva em gravar o seriado.

“‘Eye Candy’ não vai retornar para sua segunda temporada. Embora muitos de vocês vão sentir tristeza e raiva, por favor saibam que interpretar Lindy Sampson foi algo que amei e vou guardar com muito carinho no meu coração” - foi o que disse a atriz em nota oficial.

Infelizmente a lógica de mercado ("a obra vale o que vende") atrapalha a arte. Não importa se a obra é boa ou não, se gera renda, é sempre "boa", por mais malfeita que seja. Se não gera, é "ruim", mesmo que seja uma obra prima.

A lógica da Cultura de Mercado impõe as suas regras. Isso não tem consequências boas. Desde o fim dos anos 60 (a melhor época cultural de todos os tempos), uma mais do que visível e gradual decadência cultural se observa ao redor. Somente quem segue fórmulas funciona. Grande parte das obras que tentam fugir a alguma fórmula, valorizando a criatividade e a ousadia, tende a naufragar.

Muitos seriados de excelente qualidade acabaram logo no início, sem dar tempo para a trama se desenvolver e atrair demanda. Muitas vezes é erro de estratégia de marketing. Talvez Eye Candy funcionasse melhor em um outro canal, talvez. 

Eye Candy tinha tudo para fazer sucesso: uma trama movimentada envolvendo tecnologia e suspense com uma protagonista consagrada e popular e um elenco jovem e talentoso. Mas nem isso fez o seriado ir adiante. Uma pena.

Enquanto isso, várias series monótonas e com fórmulas prontas segue arrastando sem ideias brilhantes, mas com audiência alta e muitos patrocinadores. 

A criatividade está fora de moda. Choremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.